Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História dos índios no Brasil e no Espírito Santo I ( PRO15751 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Modos de vida e ocupação territorial dos povos ameríndios no período pré-colonial, com ênfase nos povos tupi. A conquista e a colonização: a invasão do território, a dominação física e espiritual dos povos indígenas e suas formas de resistência no Brasil e no Espírito Santo. A construção colonial do índio genérico.

Bibliografia
MONTEIRO,John. Tupis, Tapuias e Historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de Livre-Docência, IFCH-Unicamp, 2001. NEVES, Eduardo Góes. Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil. in A temática indígena na escola - novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “A história em outros termos: palavras indígenas”. In: C. A. Ricardo. Povos Indígenas no Brasil (1996-2000). São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000.

Bibliografia Complementar
EISENBERG, José. As Missões Jesuíticas e o Pensamento Moderno. Encontros culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Zahar, 2000. NOELLI, Francisco Silva. "As hipóteses sobre o centro de origem e rotas de expansão dos Tupi". Revista de antropologia (1996): 7-53. PEROTA, Celso. Os Tupiniquim no Espírito Santo, CS, UFES, 1981. TEAO,KalnaMareto, LOUREIRO, Klítia. História dos Índios do Espírito Santo. Publicação Lei Rubem Braga, PMV, 2009. 
Carregando...