Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Etnomatemática I ( PRO15749 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
1

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Saberes e fazeres matemáticos de povos diversos. Contagem e sistemas de numeração. Representações geométricas no contexto local, regional e mundial. Formas e medidas geométricas. Origem e conceituação da Etnomatemática. Interculturalidade e Etnomatemática. Etnomatemática em sua dimensão pedagógica.

Bibliografia
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990. FERREIRA, Mariana (org.). Idéias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: MARI/FAPESP/Global Editora, 2002. LEA, Vanessa. O Corpo como suporte para a geometria. In Ferreira, Mariana (org.). Idéias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: MARI/FAPESP/Global Editora, 2002. pp.185-205

Bibliografia Complementar
BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Etnomatemática: relações e tensões entre as distintas formas de explicar e conhecer. 2000. LORENZONI de Araujo, Claudia AC, SILVA, Circe Mary Silva da. Geometria em Práticas e Artefatos das etnias Tupinikim e Guarani do Espírito Santo. Recuperado el1,2008. MAGALHÃES Dóris Reis de, DYNNIKOV Circe Mary Silva da Silva. Concepções, crenças e atitudes de educadores indígenas de Aracruz/ES frente à matemática e à educação matemática. PPGE, UFES, Mimeo, 2007. MARCILINO, Ozirlei Teresa. Ensino e aprendizagem na educação indígena do Espírito Santo: a busca de um diálogo com a etnomatemática, Diss. PPGE, UFES, 2005. ROSA, Milton, OREY Daniel C. Abordagens Atuais do Programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Boletim de Educação Matemática 19.26 (2006): 1-26.
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