Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Corpo, arte e musicalidade ( PRO15748 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
1

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
As principais tendências da arte na educação. A arte como desenvolvimento da criatividade, da expressão e da comunicação. Teoria e prática do ensino da arte. Sentidos e significados da corporeidade como linguagem e construção da infância. Abordagens metodológicas. Implicações do estudo da corporeidade para a prática pedagógica. As práticas, os cuidados, as técnicas e as expressões corporais nos processos educativos dos povos indígenas. Danças e rituais. As diversificadas expressões artísticas indígenas e suas múltiplas dimensões e valores.

Bibliografia
BASTOS, Rafael José de Menezes. Música nas sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul: estado da arte. Mana[online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 293-316. RIBEIRO, Darcy (Ed.) Suma Etnológica Brasileira 3 – Arte indígena. Petrópolis: Vozes, 1987. SEEGER, Anthony, Da Matta, Roberto & Viveiros de Castro, Eduardo. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. In. Boletim do Museu Nacional, nº 32, 1987,p.2-19. 

Bibliografia Complementar
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac & Naify, 2013. GRANDO, BeleniSaléte. “Corpo, educação e cultura: as práticas corporais e a constituição da identidade”. In. GRANDO, BeleniSaléte. Corpo, educação e cultura: práticas sociais e maneiras de ser. Ijuí: UNIJUÍ, 2009, pp. 19-51. STEIN, Marilia Raquel Albornoz. Kyrinbguémboraí: os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani. PPGAS, UFGRS, 2009. VELTHEM, Lucia Hussak van. Artes indígenas: notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, 2010.  VIDAL, Lux. Grafismo Indígena: Edição 2007. Studio Nobel, 2007. 
Carregando...