Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Experiências indígenas de leitura e de escrita ( PRO15747 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Leitura em sentido lato: compreensão das diferentes formas da linguagem e identificação dessas formas como manifestações culturais. A linguagem não verbal: artesanato, cerâmica, cestaria, dança, escultura, jogo, música, pintura, tecelagem. A linguagem oral e a linguagem escrita: conversas cotidianas, histórias orais, narrativas históricas, narrativas mitológicas, textos técnicos. Leitura escrita como experiência: o texto do aluno como ponto de referência.

Bibliografia
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Experiências e desafios na formação de professores indígenas no Brasil. Aberto (2003): 13-18. FERREIRA, Mariana Leal. Escrita e oralidade no Parque Indígena do Xingu: inserção na vida social e a percepção dos índios. Revista de Antropologia (1992): 91-112.  FREIRE, Paulo & CAMPOS Marcio D'Olne. Da leitura da palavra à leitura de mundo. Campinas: Paz e Terra (1982).

Bibliografia Complementar
FRANCHETTO, Bruna. O Papel da Educação escolar no Processo de Domesticação das línguas indígenas pela Escrita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 75.179/180(1994): 181. ___________________. A guerra dos alfabetos: os povos indígenas na fronteira entre o oral e o escrito. Mana 14.1 (2008): 31-59. EMIRI, Loretta, MONSERRAT Ruth Maria Fonini. A conquista da escrita. Editora Iluminuras Ltda, 1989. NEVES, Josélia Gomes. Exercícios de interculturalidade: leitura e escrita na terra indígena. Anais do 17⁰ Congresso de Leitura do Brasil. 2009. SPOTTI, Carmem Véra Nunes, MOURA Ana Aparecida Vieira de, CUNHA Genilza Silva. O lugar onde vivo: das narrativas orais indígenas à prática de leitura e de escrita. Nau Literária 9.2 (2013).   
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