Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Conhecimento e interculturalidade ( PRO15746 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Tradições de conhecimento (mitologia, filosofia, ciência) e suas relações históricas. Dominação e assimetria, interdependência e diálogo entre diferentes formas de produção e aplicação do conhecimento. A interculturalidade: desafio político - pedagógico e orientações teórico-metodológicas.

Bibliografia
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2000. FLUERI, Reinaldo Matias (org.) Educação Intercultural: mediações necessárias. Porto Alegre DP&A, 2003. LÉVI-STRAUSS, Claude. “O encontro do mito e da ciência”, “Pensamento primitivo‟ e Mente civilizada”. In. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 1978. pp. 17-39. 

Bibliografia Complementar
COLLET, Celia Leticia Gouvêa. Interculturalidade e educação escolar indígena: um breve histórico. In: GRUPIONI, L. Donisete Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília SECADI/MEC, 2006. DE PAULA, Eunice Dias. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cadernos Cedes, ano XIX 19.49 (1999): 88. MONTE, Nietta Lindenberg. Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cadernos de pesquisa 111 (2000): 7-29. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de ; CANDAU, Vera Maria Ferrão . Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil . Educação em Revista . Belo Horizonte. V. 26. N.01. Abr.2010. p.15-40. TEAO, KalnaMareto. Arandu Renda Reko: a vida da escola guarani Mbya. Espaço Ameríndio 2.2 (2008): 83.
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