Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação indígena no Brasil ( PRO15745 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação  Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015,  que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e,  Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015,  que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A educação analisada no contexto de movimentos sócio-históricos, políticos, econômicos e culturais objetivados no Brasil colonial, imperial e republicano; configurações históricas de teorias e práticas educacionais contemporâneas no Brasil. Legislação e normas administrativas da educação escolar indígena e projetos políticos pedagógicos de escolas indígenas no Brasil.

Bibliografia
MEC. As Leis e a Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC/SEF, 2001. SILVA, Aracy Lopes, FERREIRA Mariana Kawall Leal (orgs.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. Global, 2001. ______. Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo: FAPESP/GLOBAL/MARI, 2001.  

Bibliografia Complementar
LADEIRA, Maria Elisa. Desafios de uma política para a educação escolar indígena. Revista de Estudos e Pesquisas, Brasília 1.2 (2004): 141-155. KAHN, Marina & FRANCHETTO, Bruna. Educação indígena no Brasil: conquistas e desafios. Em Aberto 63 (1994): 5-9. MELIÀ, Bartomeu. Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, ano XIX 49 (1999): 11-17 PINHEIRO DA CUNHA, Luiz Otavio. A Política Indigenista no Brasil – as escolas mantidas pela FUNAI. Dissertação de Mestrado em Educação. Brasília: UnB, 1990. SANTOS, Silvio Coelho dos. Educação e Sociedades Tribais. Porto Alegre: Editora Movimento, 1975.
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