Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Semiótica das Mediações: Cartaz de Cinema ( DDI12361 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivo Geral: Analisar empiricamente processos de signos e de cognição, visando à explicitação dos conceitos. Desenvolver estratégias para a aplicação da semiótica peirceana na produção de peça gráfica e de outros produtos de divulgação do filme. Aplicar a semiótica peirceana no campo de design de produção.   Objetivos Específicos:   - Explicar os conceitos básicos que fundamentam a questão da relação entre linguagem e realidade; - Citar os modos de elaboração do pensamento/linguagem, descrevendo o processo de apreensão dos fenômenos na consciência; -Introduzir o aluno nos processos de decodificação através das correntes da Semiótica de primeira geração; - Aplicar os conceitos da semiótica peirceana à produção gráfica, em especial, na confecção de cartaz de cinema e de outras peças de divulgação do filme.

Ementa
Aplicação dos conceitos da Semiótica Peirceana na produção gráfica. Análise e produção de  cartaz de cinema.

Bibliografia
MOLES, A. O Cartaz. São Paulo: Perspectiva, 2005. NÖTH, Winfried Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. SP, Annablume, 1995. ______________. A Semiótica no século XX. SP, Annablume, 1996. PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. SP, Thomson and Learning, 2004. SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. SP, Brasiliense, 1986. __________________. A assinatura das coisas. RJ, Imago, 1992. __________________. A percepção: uma teoria semiótica. SP, Experimento, 1993. __________________. Estética - de Platão à Peirce. SP, Experimento, 1994. ___________________.Teoria geral dos Signos: Semiose e autogeração. SP, Ed. Ática, 1995. __________________. Produção de Linguagem e Ideologia. 2ªed., rev. e ampl., SP, Cortez, 1996. __________________. Imagem: cognição, semiótica, mídia. SP, Iluminuras, 1998. __________________. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal. SP, Iluminuras, 2001 __________________. Semiótica Aplicada. SP, Thomson and Learning, 2002.

Bibliografia Complementar
NÖTH, Winfried Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. SP, Annablume, 1995. SANTAELLA, Lúcia. A Semiótica no século XX. SP, Annablume, 1996. __________________. A percepção: uma teoria semiótica. SP, Experimento, 1993. __________________. Estética - de Platão à Peirce. SP, Experimento, 1994. __________________. Produção de Linguagem e Ideologia. 2ªed., rev. e ampl., SP, Cortez, 1996. __________________.  Imagem: cognição, semiótica, mídia. SP, Iluminuras, 1998. __________________.  Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal. SP, Iluminuras, 2001
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.