Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PLASTICA A ( ART03939 )
Unidade:
Departamento de Artes Visuais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolvimento da percepção e das técnicas  através do estudo da forma gráfica e da expressão espacial. Facilitar através de experimentação prática a observação e vivência do aluno para os elementos básicos, estruturais e expressivos da forma; Analisar alguns pressupostos teórico-filosóficos da construção da forma no espaço tridimensional; Exercitar procedimentos e habilidades técnicas e conceituais da forma tridimensional; Compreender a relação entre o bi e o tridimensional na organização conceitual e técnica do fazer estético.

Ementa
Desenvolvimento da capacidade criativa e expressiva, através da exploração das potencialidades plástico - construtivas dos materiais. Estudo dos elementos básicos da forma e sua psicologia. Dinâmica da composição bi e tridimensional. Formas livres, modulação e proporção, adensamento e rarefação , cores e suportes. Exercícios práticos envolvendo colagem, pintura, composição de sólidos, modelagens em barro e gesso e técnicas de confecção de maquetes.

Bibliografia
ACKERMAN, Diane. Uma história natural dos sentidos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertran Brasil, 1996. 336p. AGUIAR , Flávio et al. O Olhar. São Paulo: Perspectiva, 1980. 439 p. FISCHER, Ernest. A Necessidade da Arte. 9ª ed. Rio de Janeiro; zahar, 1983. 254 p. GULLAR, Ferreira. Argumentação contra a morte da arte. Rio de Janeiro: Revan, 1993. 135 p. LANGER, Suzanne. Sentimento e Forma. São Paulo: Perspectiva, 1980. 439 p. OSTRAWER, Fayga. Universos da Arte. 7ª ed. Rio de Janeiro. Campus, 1991. 358 p. ___________. Criatividade e Processos de Criação. 12ª ed. São Paulo: Vozes, 1997. 187 p. MERLEAU - PONTY, M. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 1992. 270 p. ___________ . Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 662p. REALE, Miguel. Paradigmas da Cultura Contemporânea. . São Paulo: saraiva, 1996. P.1 - 22 ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade. In: LINS, Daniel. Cultura e subjetividade. São Paulo: Papirus, 1997, pp. 35 -48. WONG, Wucius. Fundamentos del deseño bi e tridimensional. . S/1, s/ed, s/d ______________ Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2001 KANDINSKI, Wassily. Ponto, linha e plano. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1990.

Bibliografia Complementar
BUBMANN, Klauss et alli ( editores) . Contemporary Sculpteure: projects in Münster. 1997. Münster : Hatje, 1997. COCCHIARALE, F & GEIGER, A.B. Abstracionismo Geométrico e Informal. Rio de Janeiro. FUNARTE, 1987. CHAMPIGNEULLE, Bernard. Rodin. . London: Thames and Hudson, 1988. FUSCO, Renato de. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Presença, 1998, 375 p. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LUCIE-SMITH, Edward. Moviments in art since. 1945. London: Thames and Hudson, 1985. MICHELI, Mario de. Las vanguardias artísticas del siglo XX. Madrid: alianzza, 1985. MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Iole de Freitas. São Paulo: MAM, 1997. _____________. Panorâmica da Arte Brasileira. São Paulo: MAM,1997. MUSEUM LUDWIG COLOGNE. 20th. Century Art. Cologne : Taschen, 1996. READ, Herbert. Modern Sculpture. London: Thames and Hudson, 1988. RICHTER, Hans. Dada; art and anti-art.. London: Oxford, 1978. WITTKOWER, Rudolf. Escultura. . São Paulo: Martins Fontes, 1989. ZANINI, Walter. Tendencias da Escultura Moderna. . São Paulo: Cultrix, 1986.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.