Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução ao debate sobre as Teorias Críticas e Pós-Críticas no campo da Educação Física contemporânea: implicações acadêmicas e pedagógicas ( PGEF0243 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Aspectos políticos, socioculturais e econômicos da crise da modernidade. A crise da noção de sujeito moderno. O abalo das pedagogias críticas e a ascensão das pedagogias pós críticas. Implicações para o campo da Educação Física.

Bibliografia
BAUMAN, Z. Identidade. Entrevista a Benedetto Vechi. Rio de Janeiro, Zahar, 2005. BORGES, C. C. O.; NEIRA, M. G. Cultura corporal como acontecimento discursivo no campo da Educação Física. Revista Linhas. Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 311-325, jan./abr.2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20791/15289. BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. de. Aventuras da dialética na Educação Física brasileira. Rev Bras Ciênc Esporte. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/DbMLq3ftZPvMrgFZxXB8X5w/. BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. de. Emancipação e Diferença na educação: uma leitura com Bauman. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. BRACHT, V. Educação Física escolar na América Latina. In.: Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte / Paula Cristina da Costa Silva ... [et al.] organizadores. – Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016. DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. 2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. GEREZ, A. G.; DAVID, P. Teorias do currículo e as tendências pedagógicas da educação física escolar: de onde viemos, para onde vamos? Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2009,8 (2): 75-87). HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª edição. Rio de Janeiro. DP&A, 2006. LARA, L. M. Cultura e Reconhecimento na Educação Física: questões basilares para um diálogo latino-americano. Revista da Associação Latina Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. Curitiba, v. 9, n. 2, p. 1-18, setembro 2018. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. IN.: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. SANTOS JR. F. N. dos.; NEIRA, M. G. Conhecimentos, afetos e justiça cognitiva no currículo cultural da Educação Física. Movimento, v. 29, e29018, 2023. Disponível em https://www.scielo.br/j/mov/a/9GKYPFmyQDFJn9Tdd9PHTdf. SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Bibliografia Complementar
Carregando...