Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Física e Currículo ( PGEF0007 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Perspectivas teóricas que fundamentam as teorizações no campo da formação docente e do currículo. Ênfase nos estudos de formação e currículo na Educação Física. Estudo das abordagens curriculares, compreensão do currículo em ação e dos elementos constitutivos dessa ação nas aulas de Educação Física. Especificidades da profissão professor, suas competências e da relação com os saberes escolares.

Bibliografia
ALVES, Nilda (Org.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002. ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. A construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo. In: ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. p. 73-88. ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; ELIZABETH, Macedo (orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002b. p. 78-102. CARVALHO, J. M. O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 1, n. 28, p. 96-107, abr. 2005. FALCÃO, J. M. et al. Saberes compartilhados no ensino de jogos e brincadeiras: maneiras/artes de fazer na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, p. 615-631, 2012. FERRAÇO, C. E. . Currículo e pesquisa com o cotidiano: sobre usos, traduções, negociações e hibridismos da cultura como enunciação. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2007. FERREIRA NETO, A. ; NUNES, K.R.. Saberesfazeres praticados no currículo e na formação continuada. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 7, p. 1-25, 2011. FIGUEIREDO, Z. C. C. Experiências sociais no processo de formação docente em educação física. 2004. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) . Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. (Capítulo VII - As experiências sociocorporais e a formação inicial: as trajetórias). GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 241-252, maio/ago. 2007. MACEDO, Elisabeth Fernandes de. Currículo como espaço espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 285-372, maio/ago. 2006. NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. Os currículos da Educação Física na Educação Infantil em Vitória, ES (1991-2007). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 485-507, 2012. SACRISTÁN, J. G. O currículo como confluência de práticas. In: ______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. Capítulo 4. SANTOS, W. Dos. A constituição do campo epistemológico do currículo: estratégias, apropriações e circularidades culturais operadas na ANPEd. 2011. 426 f. Tese (Doutorado em Educação) . Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011. SANTOS, W. dos. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. Vitória: Proteoria, 2005. VIERIA, A L. et al. Tempos de escola: narrativas da formação discente ao ofício docente. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 18, p. 119-139, 2012.

Bibliografia Complementar
Carregando...