ALMEIDA, F. Q.; VAZ, A. F. Do giro lingüístico ao giro ontológico na atividade epistemológica em Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 11-28, jul./set. 2010.
ALMEIDA, F. Q.; BRACHT, V.; VAZ, A. F. Classificações epistemológicas na educação física: redescrições... Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 241-263, out./dez. 2012.
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física, corpo e epistemologia: uma leitura com o filósofo José Nuno Gil. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 2, p. 329-344, maio/ago. 2012.
BETTI, M. Por uma teoria da prática. Motus Corporis, v. 3, n.2, p. 73-127, 1996.
BETTI, M. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.
BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. IJuí: Unijuí, 1999.
BRACHT, V. Corpo, movimento, conhecimento, Educação e Educação Física: uma exploração filosófica. Florianópolis. Tese [Pós-Doutorado em Educação] - Universidade Federal de Santa Catarina; 2012.
______. Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos. In: GOMES, I. M.; ALMEIDA, F. Q.; VELOZO, E. L. Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a Educação Física. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013. p. 19-30.
______. Desafios e dilemas da pós-graduação em educação física: conhecimento e especificidade. In: Simone Rechia et al. (Org.). Dilemas e desafios da pós-graduação em educação física. Ijuí: Unijuí, 2015, p. 109-123.
______. Educação física, método científico e reificação. In: STIGGER, M. P. Educação Física + Humanas. São Paulo: Autores Associados, 2015. p. ???.
______. Identidade e crise da Educação Física: um enfoque epistemológico. BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Org.). A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 13-29.
BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. O debate Rorty/Habermas: implicações para a relação entre a teoria e a prática pedagógica na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, p. 123-136, 2008.
FENSTERSEIFER, P. Atividade epistemológica e educação física. In: NÓBREGA, T. P. (Org.). Epistemologia, saberes e práticas da educação física. João Pessoa: Editora da UFPB, 2006, p. 29-37.
______. Epistemologia e Prática Pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, p. 203-214, 2009a.
______. Linguagem, hermenêutica e atividade epistemológica na Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 243-256, 2009b.
______. Educação Física: atividade epistemológica e objetivismo. Filosofia e Educação: Revista Digital do Paidéia, Campinas, v. 2, n. 2, p. 99-110, out. 2010.
CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S. (Org.) Produção do Conhecimento na educação física: balanços, debates e perspectivas. Maceió: Edufal, 2015.
KIRK, D. Assassinato ou Suicidio? .Educação Física. ou .Cinesiologia.? Profissão versus Disciplina? Os Futuros da Educação Física. In: KIRK, D. Londres: Routledge, 2010a, p. 33-40.
______. Situación actual y tendencias futuras de la investigación sobre la educación física en Europa: algunas cuestiones cruciales que explican por qué la investigación es importante. In: TORRALBA, M. A. et al. V CONGRESO INTERNACIONAL Y XXVI CONGRESO NACIONAL DE EDUCACIÓN FÍSICA. Docencia, innovación e investigación en educación física (1-17). Anais... Barcelona: Inde, 2010b.
LIMA, H. L. A. Pensamento epistemológico da educação física brasileira: das controvérsias acerca do estatuto científico. Dissertação (Mestrado em Educação) . Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.
LOVISOLO, H. Educação física como arte da mediação. Contexto & Educação. Ijuí, v.7, n. 29, p. 26-59, jan./mar. 1992.
MANUEL, E. J. Produtivismo e ética na pesquisa em educação física: leituras, um conto e alguns casos. In: RECHIA, S. et al. (Org.). Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física. Ijui: Editora Unijuí, 2015, p. 235-282.
PAIVA, F. S. L. de. Constituição do campo da educação física no Brasil. In: BRACHT, V.; CRISORIO, R. (org.). A educação física no Brasil e na Argentina. Campinas: Autores Associados, 2003, p. 55-80.
SÉRGIO, M. Educação física ou ciência da motricidade humana? Campinas: Papirus, 1989.
SILVA, E.; SANT.AGOSTINO, L. H. F.; BETTI, M. Expressão corporal e linguagem na educação física: uma perspectiva semiótica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 4, n.4, p. 29-38, 2005.
SOUZA E SILVA, R. V. Pesquisa em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas. 1999. Tese (Doutorado em Educação) . Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Campinas, Campinas, 1999.
TANI, G. Cinesiologia, educação física e esporte: ordem emanente do caos na estrutura acadêmica. Motus Corporis, v. 3, n.2, p. 9-50, 1996.
VILAÇA, M. M.; PALMA, A. Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, p. 467-484, 2013.