Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Educação Física com a Educação Infantil ( PGEF0236 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A dinâmica curricular da Educação Infantil e os desafios para a inserção da Educação Física em um contexto que não se organiza de forma disciplinar. Os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e os seus desdobramentos para as práticas pedagógicas com a Educação Física. A formação docente em Educação Física para a mediação pedagógica na primeira etapa da Educação Básica. Concepções de infâncias e seus desdobramentos nas mediações docentes com a Educação Infantil. Cotidiano e a produção de conhecimentos da Educação Física com as crianças na Educação Infantil.

Bibliografia
1. BARBOSA, R. F. M.; MARTINS, R. L. R.; MELLO, A. S. A educação infantil na base nacional comum curricular: avanços e retrocessos. Movimento - Revista de Educação, v. 1, p. 147-172, 2019. 2. MARTINS, R. L. R.; MELLO, A. S. Perfil profissional dos professores de educação física que atuam na educação infantil pública das capitais brasileiras. Humanidades & Inovação, v. 6, p. 160-172, 2019. 3. GUIMARAES, V.; MARCHIORI, A. F.; MELLO, A. S. Relações colaborativas entre universidade e escola na formação docente com a educação infantil. Humanidades & Inovação, v. 6, p. 122-136, 2019. 4. MARTINS, R. L. R.; TOSTES, L. F.; MELLO, A. S. Educação infantil e formação docente: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de educação física. Revista Movimento, v. 24, p. 705-720, 2018. 5. MARTINS, R. L. R.; BARBOSA, R. F. M.; MELLO, A. S. Educação física e educação infantil: o estado do conhecimento sobre a formação docente. Arquivos Brasileiros de Educação Física, v. 1, p. 136-155, 2018. 6. MELLO, A. S.; MARTINS, R. L. R.; JORGE, R. S.; ZANDOMINEGUE, B. A. C. Educação física na educação infantil: do isolamento pedagógico à articulação com outras áreas do conhecimento. Kinesis, v. 36, p. 15-27, 2018. 7. MELLO, A. S.; ZANDOMINEGUE, B. A. C.; BARBOSA, R. F. M.; MARTINS, R. L. R.; SANTOS, W. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência (Florianópolis), v. 28, p. 130-149, 2016. 8. MAZZEI, V. R.; MARTINS, R. L. D. R.; FERREIRA NETO, A. .Com olhos de criança.: a escolarização da infância nas charges de Francesco Tonucci. Imagens da Educação (no prelo). 9. MARTINS, R. L. D. R.; TRINDADE, L. H.; MELLO, A. S. Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da educação física e os documentos orientadores da educação infantil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE-2018-0048.R1). 10. ASSIS et al. Jogo e protagonismo da criança na educação infantil. Revista Portuguesa de Educação, Minho/Portugal, v. 28, n. 1, p. 95-116, 2015.

Bibliografia Complementar
Carregando...