ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
AZEVEDO, J. G.; ALVES, N. (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
AZEVEDO, J. G. De abobrinhas a troca de figurinhas. In: AZEVEDO, J. G.; ALVES, N. (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p.11-27.
FIGUEIREDO, Z. C. C. Experiências Sociais no Processo de Formação Docente em Educação Física. 2004. 159p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2004.
FONSECA, S. G. O prazer de viver e ensinar História. In: VASCONCELOS, G. A. N. (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 113-136.
FONSECA, Denise; WITTIZORECKI, Elisandro; FRASSON, Jéssica; SILVA, Lisandra; SILVA, Marlon; DIEHL, Vera; NETO, Vicente Molina. Trabalho docente em Educação Física: questões contemporâneas. Porto Alegre, Tomo Editorial, 2021.
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança. Portugal: McGrraw, 1998.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo, Cortez; 2011.
MORGADO, J. C. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto, 2005.
PIMENTA, S.G.P. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G.P. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p. 15-34.
SANCHOTENE, M. U. A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.