Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Formação Docente e Currículo em Educação Física ( PGEF0027 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Estudo das interfaces entre os campos da formação docente e do currículo. Trata das abordagens curriculares. Compreensão e elementos constitutivos do currículo nas aulas de Educação Física. A relação com os saberes.

Bibliografia
ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. AZEVEDO, J. G.; ALVES, N. (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. AZEVEDO, J. G. De abobrinhas a troca de figurinhas. In: AZEVEDO, J. G.; ALVES, N. (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p.11-27. FIGUEIREDO, Z. C. C. Experiências Sociais no Processo de Formação Docente em Educação Física. 2004. 159p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2004.   FONSECA, S. G. O prazer de viver e ensinar História. In: VASCONCELOS, G. A. N. (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 113-136. FONSECA, Denise; WITTIZORECKI, Elisandro; FRASSON, Jéssica; SILVA, Lisandra; SILVA, Marlon; DIEHL, Vera; NETO, Vicente Molina. Trabalho docente em Educação Física: questões contemporâneas. Porto Alegre, Tomo Editorial, 2021.  FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2005.  HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança. Portugal: McGrraw, 1998. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo, Cortez; 2011.  MORGADO, J. C. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto, 2005. PIMENTA, S.G.P. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G.P. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p. 15-34. SANCHOTENE, M. U. A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Bibliografia Complementar
Carregando...